As diferentes modalidades de retinografia permitem ver detalhadamente as estruturas do fundo de olho, incluindo a retina, nervo óptico e a coróide. Como opção, pode ser ainda feita em 3D, no padrão ETDRS ou na versão panorâmica com montagem.
 


 

 

Retinografia simples ou colorida

Trata-se de uma fotodocumentação de alta resolução do fundo de olho pode ser feita com ou sem a dilatação das pupilas. É importante para comparação das alterações a longo prazo, e por isso pode ser indicado para qualquer paciente, especialmente pacientes diabéticos e portadores de glaucoma. É muito usado para comparação com outros exames, como OCT, exames eletrofisiológicos, campo visual e outras modalidades da retinografia.
 


 

Retinografia fluorescente ou Angiofluoresceinografia

A Angiofluoresceinografia permite o estudo da circulação da retina, coróide e nervo óptico, além de mostrar a integridade do epitélio pigmentado da retina (camada de células localizada abaixo da retina). As fotografias da retina são obtidas após injeção intravenosa do contraste (fluoresceína sódica) em uma veia periférica, geralmente no antebraço. Usando sistemas de imagem digital, obtem-se imagens que podem ser comparadas ao longo do tempo para fins de diagnóstico e avaliação de tratamentos.
 


 

Retinografia com indocianina verde

A indocianina verde é um contraste de peso molecular diferente da fluoresceína sódica. Devido às suas características químicas, a indocianina verde é retida na circulação da coróide, e por isso é usada no estudo da circulação da coróide. 
 

 

Retinografia com autofluorescência 

A Autofluorescência é um exame rápido, sem contato e não invasivo usado para avaliar a integridade funcional do epitélio pigmentado da retina. A Autofluorescência é a fluorescência intrínseca do epitélio pigmentado da retina (EPR) emitida pela lipofuccina após ser estimulada pela energia de excitação. Lipofuccina é a principal fonte de autofluorescência da mácula. Quando o EPR fagocita os segmentos externos dos fotorreceptores (contendo retinóides, ácios graxos e proteínas) a lipofuccina é acumulada como produto oxidativo nas células do EPR. O pigmento da lipofuccina que fluoresce é o A2E (este nome vem de 2 moléculas de aldeído de vitamina A e 1 molécula de etanolamina). A perca de células do EPR é acompanhada de perda significativa da autofluorescência. Este exame mostra portanto de maneira indireta o função do epitélio pigmentado da retina.