A adaptação das lentes filtrantes obedece aos mesmos parâmetros da adaptação de lentes gelatinosas transparentes. É necessário conhecer a curvatura do olho, tamanho da íris, diâmetro pupilar e o grau, se houver a necessidade da correção óptica na lente de contato. 

LENTES DE CONTATO FILTRANTES:   

Fabricadas com material gelatinoso para troca anual, não podem ser usadas para dormir.

- Translúcidas coloridas:  são tingidas em toda a área que irá cobrir a íris e pupila.  A cor e a tonalidade são definidas de acordo com a finalidade:

  • Realçar a cor dos olhos;
  • Filtrar a luz para aliviar os sintomas de fotofobia (sensibilidade a luz);
  • Diminuir os reflexos noturnos;
  • Para daltônicos ajudam na definição das cores e tonalidades;
  • Para pacientes com distrofias hereditárias da retina, podem melhorar o contraste, definição das cores, aliviar a fotofobia e melhorar a visão;
  • Para acromatopsia, melhora a fotofobia e a visão.

Podem ser fabricadas com grau de miopia ou hipermetropia.  

Fig.: Exemplos de lentes gelatinosas filtrantes translúcidas 

Translúcida transparente com pupila preta – a lente incolor com pupila preta tem a finalidade de bloquear a entrada de luz e as imagens para dentro do olho. Indicada para o tratamento de ambliopia (olho preguiçoso) quando a criança é resistente ao uso do tampão; pessoas com diplopia constante, como após um acidente quando a pessoa fica com visão dupla e quando o olho tem apenas a área da pupila opaca. 

Fig.: exemplo de lente gelatinosa com pupila preta

 - Translúcida colorida com pupila transparente – A lente é tingida na área que cobre a íris deixando a pupila transparente para manter uma visão normal. Indicada para encobrir imperfeições da córnea.

Fig. Exemplo de Lente filtrante translúcida com pupila transparente

  - Translúcida colorida com pupila preta: é usada para disfarçar um olho sem visão e com imperfeições na área central. A lente sofre o tingimento da área da íris com uma cor próxima do olho bom do paciente e a pupila é pintada de preto.  

Fig. Exemplo de lente gelatinosa translúcida colorida com pupila preta. 

Translúcida colorida e com pintura opaca: a lente recebe 2 tipos de pintura, o tingimento e depois a pintura opaca. É usada em olhos sem visão com o objetivo puramente estético para se aproximar ao olho bom

Fig. Exemplos de lentes gelatinosas translúcida colorida e com pintura opaca

Quando não consegue-se uma boa estética com estes tipos de lentes é indicado a adaptação de próteses oculares que são lentes de resina acrílica que encobrem toda a parte anterior do olho.  

Para voltar para informações gerais sobre lentes de contato clique aqui