BASTONETES são células fotorreceptoras responsáveis pela visão de preto e branco, visão no escuro (noite) e visão periférica (lateral). O bastonete é uma célula em forma de bastão que está localizada ao longo da retina, mas é mais comum no exterior da região macular central da retina (i.e., encontra-se na periferia da retina). Em muitas formas de RP, a perda de células bastonetes leva ao que é por vezes referido como “visão de túnel” e “cegueira noturna”.

CÉLULA é a menor construção de um ser vivo que é capaz de funcionar por conta própria. Uma célula é a menor unidade biológica de função especializada, capaz de auto-replicação. Uma célula é constituída por uma membrana externa (como um saco de plástico poroso), que encapsula o fluido da célula, e o núcleo (um compartimento especializado que contém o DNA e coordena a produção de proteínas). O conjunto de muitas células (da mesma ou de diferentes funções) no mesmo lugar no corpo podem formar um órgão com finalidades específicas, tais como a retina, o fígado ou o cérebro.

CÉLULAS FOTORRECEPTORAS são as células sensíveis da retina: bastonetes e cones.

CÉLULAS TRONCO são células não especializadas auto-renováveis capazes de se transformar em qualquer tipo de célula mais especializada.

CILIA (singular, CILIUM) são estruturas muito pequenas, semelhantes a pêlos que são encontrados em ou em muitos tipos de células especializadas (por exemplo, fotorreceptores, ouvido, rim e células do pulmão). Uma mutação num gene cuja proteína ajuda a manter a estrutura destes "pêlos" pode causar doenças com sintomas em um ou mais órgãos ciliares afetados, criando uma síndrome ciliar. Por exemplo, algumas síndromes de Usher causam diminuição da visão e da audição, causadas por alteração nas proteínas localizadas nos fotorreceptores e células cocleares do ouvido.

CONE é um tipo de célula fotorreceptora, que detecta a luz e é responsável pela visão de detalhes, visão na claridade e visão de cores.

CÓRNEA é a camada que cobre a parte da frente do olho como um “vidro de relógio”. A córnea é responsável por grande parte de foco do olho. A córnea é a cúpula transparente que cobre a frente do olho. Comparando o olho com uma câmera, a córnea seria um filtro enroscado na frente da lente da câmera. Esta é a parte do olho que é submetido ao laser na correção dos graus (miopia, astigmatismo e hipermetropia).

CORÓIDE é a camada ocular que forma a úvea, juntamente com a íris e o corpo ciliar. Em outras palavras, é a “túnica vascular” do olho que contém a grande maioria dos vasos sanguíneos que vão levar glicose e nutrientes para as células dos nossos olhos.

 

CORPO CILIAR é um anel de tecido que contém músculos e "fibras" que ajustam a espessura do cristalino (a lente intraocular natural) para focalizar a luz na retina, de modo que podemos ver. Além disso, ele produz o líquido para levar nutrientes e remover resíduos entre a lente e a córnea, ajudando assim a controlar a pressão intraocular.

EPITÉLIO PIGMENTADO DA RETINA (EPR) é uma fina camada de células encontrada diretamente sob as células fotorreceptoras. As células do EPR levam nutrientes e oxigênio para as células fotorreceptoras e recicla e desintoxica dos produtos envolvidos no processo de fototransdução.

ESCLERA é a concha externa resistente e protetora do olho. É também chamada de “branco do olho”. Considerando o olho como uma câmera, a esclera seria o corpo da câmera.

LENTE (ou também CRISTALINO) é a parte transparente do olho que focaliza a luz sobre a retina, para podemos ver. A lente tem formato ovalada e fica atrás da córnea e íris, concentrando a luz incidente sobre a retina. Considerando o olho uma câmera fotográfica, a lente do olho seria como uma a lente da câmera.

MEMBRANA DE BRUCH é a barreira hemato-retiniana que separa a retina do restante do corpo, que frequentemente está rompida nos pacientes com DMRI úmida. A membrana de Bruch é a barreira hemato-retiniana que separa as células do EPR da retina da coroide. Essa membrana é estruturalemente similar a barreira hemato-cerebral, porque a retina é uma extensão do cérebro. A ruptura desta barreira pode causar doenças como a DMRI, onde os vasos da coroide crescem anormalmente em direção à retina e causam lesões e afetam a visão.

NERVO ÓPTICO constitui o feixe de células nervosas que transmite como um "cabo" sinais da retina para o centro de processamento visual do cérebro. As células fotorreceptoras inicialmente detectam a luz que é transformada em impulso elétrico; o nervo óptico é o "cabo" que recebe estes sinais elétricos e transporta para a parte do cérebro chamada de córtex visual onde eles são processados. Uma pessoa somente "vê" quando sua córtex visual processa os sinais. Imaginando que o olho é uma câmera digital, o cabo usado para baixar as imagens da câmara para um computador seria o nervo óptico.

NÚCLEO é o compartimento especializado dentro de uma célula que abriga o DNA, acondicionado como cromossomas. O núcleo é também o local onde RNAm (RNA mensageiro) é feito a partir dos genes; depois o RNAm é transportado para fora do núcleo para servir como um molde para a produção de proteína.

RETINA é a fina camada de células detectoras de luz localizadas na parte de trás do olho, semelhante à uma película ou ao sensor digital encontrada em uma câmara.

RPE ver Epitélio Pigmentado da Retina

SEGMENTO INTERNO é a parte interior de uma célula fotorreceptora que está mais próxima da frente do olho. Acredita-se que seja responsável por canalizar a luz para o segmento externo do fotorreceptor, onde acontece o ciclo visual.

SEGMENTOS EXTERNOS são partes dos fotorreceptores diretamente adjacentes às células do EPR, perto da parte posterior da retina, responsáveis pela conversão da luz em sinais eléctricos por meio do ciclo visual.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) é o "sistema de comando central" do corpo, e inclui o cérebro, coluna vertebral e na retina. Cada nervo fora das barreiras hemato-encefálica e hemato-retiniana é considerada parte do sistema nervoso periférico. Uma vez que a retina é parte do SNC, é possível que os tratamentos para outras doenças neurodegenerativas do sistema nervoso central (como doença de Lou Gehrig ou doença de Alzheimer) possam funcionar para doenças degenerativas da retina.

SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO não fazem parte do cérebro, espinal medula ou da retina; normalmente são encontrados nas extremidades (por exemplo, braços, pernas).

VASOS RETINIANOS são os vasos encontrados na superfície da retina na parte posterior do olho que parecem "galhos de árvores" quando visto por um oftalmologista durante um exame de vista. Estes vasos podem ser lesados e se tornarem permeáveis durante as doenças oculares como a retinopatia diabética, oclusões vasculares, retinopatia da prematuridade e outras doenças.

VÍTREO é uma substância clara, gelatinosa encontrada no meio do olho que ajuda a regular a pressão e a forma do olho. A luz passa através do vítreo para atingir a retina, por isso deve ser tão transparente quanto possível para evitar a distorção ou alteração da visão.