Olho Normal
Quando a pessoa possui um olho anatomicamente normal, a imagem ou os raios luminosos que entram no olho passam por várias estruturas transparentes (córnea, humor aquoso, cristalino e humor vítreo), sofrem convergência e são focalizados sobre a retina.
Miopia
Na miopia axial o olho é mais longo do que o normal e a imagem é focalizada antes da retina. O olho míope tem boa visão de perto, mas apresenta dificuldade na visão a distância. A correção da miopia se faz com o uso de lentes divergentes.
As LC que corrigem a miopia proporcionam uma imagem retiniana maior do que as produzidas pelas lentes dos óculos, o que melhora a acuidade visual nos graus mais elevados. LC indicadas: gelatinosas (troca anual ou descartável/troca programada) ou rígidas gás-permeáveis (RGP).
Hipermetropia
Na hipermetropia, o olho é mais curto do que o normal e a imagem é focalizada atrás da retina. A pessoa pode queixar-se de
dificuldade visual, principalmente para perto, cansaço visual e dor de cabeça. A correção é feita por meio de lentes convergentes.
Lente de contatos indicadas: Gelatinosas (troca anual ou descartável/troca programada) ou rígidas gás-permeáveis (RGP).
Astigmatismo
O olho com astigmatismo apresenta deformação da superfície da córnea ou do cristalino que, consequentemente, provoca distorção da imagem focalizada na retina. Pode vir associado à miopia ou à hipermetropia e causa um borramento da visão tanto para longe como para perto.
Lente de contatos indicadas: gelatinosas tóricas (troca anual ou descartável/troca programada) ou rígidas gás-permeáveis.
Presbiopia
É a perda progressiva da capacidade de focalizar os objetos próximos. Ocorre após os 40 anos, quando o cristalino perde gradativamente sua flexibilidade. É também conhecida como vista cansada.
LC indicadas: gelatinosas e rígidas gás-permeáveis monofocais (uma LC para longe e outra para perto) e multifocais.