LENTES DE CONTATO: uma boa opção para corrigir os defeitos da visão

Olho Normal

Quando a pessoa possui um olho anatomicamente normal, a imagem ou os raios luminosos que entram no olho passam por várias estruturas transparentes (córnea, humor aquoso, cristalino e humor vítreo), sofrem convergência e são focalizados sobre a retina.

 

Miopia

Na miopia axial o olho é mais longo do que o normal e a imagem é focalizada antes da retina. O olho míope tem boa visão de perto, mas apresenta dificuldade na visão a distância. A correção da miopia se faz com o uso de lentes divergentes.

As LC que corrigem a miopia proporcionam uma imagem retiniana maior do que as produzidas pelas lentes dos óculos, o que melhora a acuidade visual nos graus mais elevados. LC indicadas: gelatinosas (troca anual ou descartável/troca programada) ou rígidas gás-permeáveis (RGP).

 

Hipermetropia

Na hipermetropia, o olho é mais curto do que o normal e a imagem é focalizada atrás da retina. A pessoa pode queixar-se de
dificuldade visual, principalmente para perto, cansaço visual e dor de cabeça. A correção é feita por meio de lentes convergentes.
Lente de contatos indicadas: Gelatinosas (troca anual ou descartável/troca programada) ou rígidas gás-permeáveis (RGP).

 

Astigmatismo

O olho com astigmatismo apresenta deformação da superfície da córnea ou do cristalino que, consequentemente, provoca distorção da imagem focalizada na retina. Pode vir associado à miopia ou à hipermetropia e causa um borramento da visão tanto para longe como para perto.

Lente de contatos indicadas: gelatinosas tóricas (troca anual ou descartável/troca programada) ou rígidas gás-permeáveis.

Presbiopia 

É a perda progressiva da capacidade de focalizar os objetos próximos. Ocorre após os 40 anos, quando o cristalino perde gradativamente sua flexibilidade. É também conhecida como vista cansada.

LC indicadas: gelatinosas e rígidas gás-permeáveis monofocais (uma LC para longe e outra para perto) e multifocais.


AS LENTES DE CONTATO E O OLHO

Anatomia do olho

Para conhecer mais sobre o funcionamento da visão e das LC é importante conhecer um pouco sobre as partes do olho.

  1.  ESCLERA - é a parte branca do olho que serve de proteção.Córnea - é uma estrutura transparente e resistente que permite a passagem da luz para dentro do olho e ajuda a focalizá-la sobre a retina.
  2.  CÓRNEA- é a parte que dá a cor aos olhos. Controla a entrada de luz através da pupila.
  3. PUPILA- é a abertura da íris que aumenta e diminui, controlando a quantidade de luz que penetra no olho.
  4. CRISTALINO- é a lente biconvexa que auxilia na focalização da imagem sobre a retina. Essa Lente modifica sua forma para ajustar o foco de objetos distantes e próximos.
  5. RETINA - é responsável pela transmissão das imagens recebidas para o cérebro através do nervo óptico.

 

 

Como funciona a visão?

O olho capta luz e manda a imagem para o cérebro. Para chegar lá, a imagem atravessa os meios transparentes do interior do olho e é projetada sobre a retina. Da retina a imagem segue pelas vias ópticas até a área visual do cérebro.

Onde a lente de contato se encaixa?

A Lente de Contato sustenta-se na camada lacrimal que cobre a córnea. Permanece sobre ela devido a uma "força de superfície" - a mesma força que permite a adesão de uma gota d'água num vidro. A Lente de Contato age como uma barreira para o fornecimento de oxigênio para a córnea. O ato de piscar ajuda a amenizar esse problema, pois a cada piscada, as lágrimas molham a Lente de Contato e liberam oxigênio na córnea. Piscar também ajuda a manter a Lente de Contato úmida e limpa.

INDICAÇÕES PARA O USO DAS LENTES DE CONTATO

As lentes de contato podem substituir os óculos em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As lentes de contato gelatinosas podem ser transparentes, coloridas e pintadas. As coloridas filtrantes são utilizadas para disfarçar cicatrizes corneais, diminuir a sensibilidade à luz e intensificar a cor dos olhos. As coloridas pintadas (cosméticas) são indicadas para disfarçar cicatrizes aparentes, opacidade total da córnea, para albinos e em casos de ausência ou perda da íris. 

Por indicaçñao médica, usam lentes de contato os portadores de altos graus, anisometropia (grau muito diferente de um olho para outro), nistagmo, ceratocone e portadores de córneas irregulares.

As lentes terapêuticas são usadas para recobrir lesões corneais, com finalidade de minuir a dor e auxiliar a cicatrizaçñao; como curativo de algumas cirurgias e para curar ou controlar várias doenças da córnea.

TIPOS DE LENTES DE CONTATO

Materiais de LC


Rígidos gás-permeáveis (RGP) - Possuem silicone e/ou fluoropolímeros, o que os torna permeáveis aos gases. Dependendo do coeficiente de permeabilidade ao O2 de cada material (Dk), podem ser indicados para uso diário, prolongado, flexível ou contínuo.

Gelatinosos hidrofílicos – São materiais plásticos que absorvem água, deixando as LC macias, flexíveis e confortáveis. O conteúdo aquoso varia de 37,5% a 79%. O O2 alcança a córnea atravessando o material e a quantidade que chega à córnea varia de acordo com a hidratação e a espessura da LC. Quanto maior a quantidade de água que ele absorve, melhor a oxigenação da córnea, porém mais frágil torna-se a LC. Características de ionicidade e hidratação alteram o comportamento do material, especialmente no que diz respeito à formação de depósitos.
Dependendo da oxigenação que proporcionam, as LC gelatinosas hidrofílicas podem ser indicadas para uso diário, prolongado ou flexível.

Gelatinosos de silicone-hidrogel - O silicone foi incorporado ao material hidrofílico para proporcionar maior permeabilidade ao oxigênio, sem aumentar a quantidade de água, permitindo oxigenação 3 a 6 vezes superior. As LC de silicone-hidrogel são indicadas para todas as pessoas, principalmente para quem necessita fazer uso contínuo ou sente dificuldade para manuseá-las e, por isso, necessita fazer uso contínuo.

Híbridos - São materiais rígidos gás-permeáveis que sofrem tratamento para tornar sua superfície hidrofílica e, teoricamente, produzir LC mais confortáveis. As indicações são as mesmas das LC RGP.

Formas de uso das LC


Uso diário – número limitado de horas por dia, geralmente entre 10 a 12 h de uso.

Uso prolongado – durante todo o período de vigília.

Uso contínuo – uso da LC inclusive durante o sono, com remoção periódica para limpeza. Atualmente, somente as LC de silicone-hidrogel são permitidas para uso contínuo.

Uso flexível – durante todo o período de vigília, podendo dormir, eventualmente, com as LC.

Uso ocasional – uso esporádico da LC (social ou esportivo).

A capacidade de uma LC transportar o oxigênio do ar para a córnea é que determina o número de horas de uso. Esse tempo não é igual para todos, devido às diferenças individuais influenciadas pela qualidade e quantidade do filme lacrimal e pelo modo de pestanejar. Assim, a LC indicada pelo fabricante para uso contínuo pode permanecer uma semana no olho de uma pessoa enquanto outro usuário será incapaz de dormir apenas uma noite com o mesmo tipo de LC.

O controle da adaptação pelo oftalmologista pode determinar o tempo de uso ideal para cada pessoa.

Tempo recomendado para troca das LC rígidas gás-permeáveis e gelatinosas

Tipo de LC Tempo de troca
LC RGP de uso diário De 12 a 24 meses
LC RGP de uso prolongado/flexível De 12 a 18 meses

LC RGP de uso contínuo

Até 12 meses
LC gelatinosa de uso diário De 12 a 18 meses
LC gelatinosa de uso prolongado Até 12 meses
LC gelatinosa de uso contínuo Até 1 mês
LC descartáveis/troca programada De acordo com o tipo

Descartabilidade das LC descartáveis / troca programada


As LC descartáveis e de troca programada, de acordo com o material com que são elaboradas, seguem normas de troca sugeridas pelos fabricantes. O oftalmologista pode alterar essas recomendações para adequá-las às condições oculares e necessidades do paciente.

Diária - Elas são armazenadas individualmente, em blisters, e o usuário utiliza apenas uma vez. Dispensa, portanto, produtos de conservação. Essas LC são indicadas para pessoas que querem usar LC apenas em ocasiões especiais ou que preferem a praticidade de ter sempre uma LC nova para uso.

Semanal - Podem ser usadas continuamente por 7 dias e depois descartada ou ser utilizada até 2 semanas se o paciente remover para dormir e limpá-las todas as noites.

Mensal - As de material hidrofílico devem ser removidas diariamente, limpas e desinfetadas com solução multi-propósito e descartadas em 30 dias.

As de material silicone-hidrogel, como permitem maior oxigenação de córnea, podem permanecer em olhos saudáveis por 7 até 30 dias quando dever ser descartadas.

Conforme o filme lacrimal é necessário removê-las, diariamente ou semanalmente, para a limpeza e desinfecção.

MANUSEIO DE LENTES DE CONTATO RÍGIDAS GÁS PERMEÁVEIS

Para orientações sobre colocação e remoção de lentes de contato rígidas gás permeáveis clique aqui.

MANUSEIO DE LENTES DE CONTATO GELATINOSAS

Para orientações sobre colocação e remoção de lentes de contato gelatinosas clique aqui.

LENTES DE CONTATO ESPECIAIS

Para conhecer tipos especiais de lentes de contato clique aqui

CUIDADOS E MANUTENÇÃO

Rotina de Manutenção das LC gelatinosas e das  LC Rígidas Gás-permeáveis

Higiene das mãos, olhos e pálpebras

Antes de tocar nas LC é recomendável lavar as mãos com sabonete neutro para remover resíduos de oleosidade, nicotina, perfumes e corpos estranhos que possam danificá-las.

Sabonetes com hidratante, creme antisséptico ou fragrância pesada devem ser evitados, pois podem ser transferidos aos olhos causando irritações.

Recomenda-se secar as mãos em toalhas que não soltem fiapos e que as unhas sejam mantidas aparadas e limpas. Deve-se remover as LC antes de utilizar cremes de limpeza para a higiene das bordas palpebrais e cílios.

 

Limpeza do estojo

Recomenda-se que seja feita, pelo menos, uma vez por semana com água quente e uma escova (tipo escova de dentes), sem sabão. O estojo deve secar aberto no ar e só ser guardado depois de seco. Recomenda-se descartá-lo mensalmente ou, no mínimo, semestralmente, para evitar o acúmulo de depósitos e bactérias.

Limpeza das LC

A limpeza deve ser feita sempre que a LC for removida do olho, com solução surfactante ou multi-propósito. Para quem faz uso de LC de troca anual e tem tendência a formar depósitos nas suas lentes, recomenda-se limpeza enzimática diária ou semanal. Deve-se criar o hábito de iniciar o manuseio sempre pela mesma LC, para evitar a troca.

Enxágüe das LC

Indicado para remover os depósitos soltos e a solução limpadora da superfície da LC. O enxágüe pode ser feito com solução multi-propósito ou soro fisiológico. Com a LC na palma da mão, dirige-se um jato constante de solução, fazendo-se leve fricção de trás para frente. Recomenda-se um segundo enxágüe, sem fricção.

No caso de usar soro fisiológico, adquirir frascos pequenos para serem rapidamente descartados, diminuindo o risco de contaminação. De preferência, guardá-los em geladeira após abertos.

Não usar água de torneira, filtrada ou mineral para enxaguar as LC.

Desinfecção das lentes de contato

Após a limpeza e o enxágüe, as LC devem ser submetidas à desinfecção para eliminar os microorganismos patogênicos. Para isso, elas devem ficar imersas por 4 horas, no mínimo, em soluções multi-propósito.

Quando se utiliza peróxido de hidrogênio a 3% é necessário fazer a neutralização.

Não reutilizar soluções após o ciclo de limpeza e desinfecção e nunca utilizar produtos específicos de LC RGP em LC Gelatinosas.

Lubrificação ou umedecimento das lentes de contato

Antes da inserção e/ou durante o uso, a instilação de gotas lubrificantes torna as lentes de contato mais confortáveis.

Como devo cuidar das minhas lentes de contato descartáveis

Usar soluções multi-propósito para a limpeza e desinfecção, sempre que a LC for removida do olho. Como tem um período de vida curto, na maioria dos casos, não é necessário utilizar soluções surfactantes ou enzimáticas. Necessitam delas as pessoas com alterações do filme lacrimal, que apresentam maior formação de depósitos na superfície da LC, e os portadores de conjuntivite papilar gigante

LC gelatinosas ou RGP de troca anual

Usar diariamente soluções multi-propósito específicas para a limpeza e a desinfecção de cada material. Em alguns casos, a limpeza deve ser feita também com solução limpadora (surfactante) para remover depósitos em portadores de alterações de filme lacrimal, pele oleosa e blefarites.

Para a remoção de mucoproteínas do próprio filme lacrimal, utiliza-se solução enzimática, em gotas diárias ou pastilha semanal.

Nunca utilizar produtos específicos de LC rígidas gás-permeáveis em LC gelatinosas.

Instruções passo-a-passo:

  1. Remover a LC do olho e colocar na palma da mão.
  2. Pingar 2 a 3 gotas de solução multi-propósito e friccionar levemente por 20 segundos de cada lado. Não friccionar a superfície seca.
  3. Enxaguar bem a LC com solução multi-propósito ou com soro fisiológico. O soro serve apenas para enxaguar e não para desinfetar as LC.
  4. Colocar a LC limpa no estojo e preencher com solução multi-propósito.
  5. Deixar repousar, no mínimo, por 4 horas.
  6. Fazer limpeza enzimática, em solução ou pastilha, quando recomendado.

INTERCORRÊNCIAS DURANTE O USO

Devido ao contato direto com os olhos, alguns problemas podem ocorrer, normalmente relacionados à falta de cuidados na limpeza e tempo de troca, embora a maioria seja de fácil solução. O uso de lentes de contato necessita de um acompanhamento médico periódico. Para as pessoas que dormem com elas, recomenda-se consultas a cada seis meses. Para quem as remove diariamente, a consulta pode ser anual.

É importante ressaltar que o usuário de lentes de contato pode ter complicações induzidas, facilitadas ou agravadas em conseqüência de alterações pelo trauma provocado por uma LC inadequada  e pela diminuição da umidificação e oxigenação da córnea e da conjuntiva, além da possibilidade de surgirem alergias e infecções. 

As principais causas das complicações são:

  • Lentes mal adaptadas;
  • Lentes mal conservadas;
  • Lentes contaminadas;
  • Intolerância ao material da lente de contato;
  • Presença de problemas oculares prévios;
  • Interferência de fatores ambientais;
  • Uso incorreto da Lente de Contato.

Os principais sintomas de complicações são: dor, olho vermelho e turvação da visão.

Vale lembrar que a maioria das complicações pode ser resolvida facilmente pelo oftalmologista. Mesmo a úlcera de córnea quando tratada no início não deixa seqüela. Se você estiver bem orientado, as
chances de complicações graves são pequenas.