ACUIDADE VISUAL é a medida da capacidade de distinguir detalhes visuais finos, uma medida da nitidez da visão em uma fração. Existem muitas unidades diferentes para a medida da acuidade visual, e no Brasil a mais usada é chamada de Snellen, e usa uma fração da visão normal: 20/20 de visão indica o olho que vê a 20 pés o que o olho normal vê também a 20 pés; 20/400 de visão indica o olho que vê a 20 pés o que o olho normal vê a 400 pés. Normalmente medida com uma série de letras, números, ou imagens, preto e branco linhas ou potenciais evocados visuais.

CAMPO VISUAL é a área visual inteira que os olhos podem ver, de lado a lado, sem se mover fisicamente os olhos ou a cabeça (inclui a visão periférica). A porção do meio ambiente que o olho vê, ao olhar para a frente fixa, inclui todo o campo de visão (central e periférico) e é medido pelo teste de perimetria. O campo de visão normal é de cerca de 140 graus para cada olho (visão monocular) e cerca de 180 graus para ambos os olhos (visão binocular).

ESTRABISMO é o desalinhamento dos olhos em que cada olho pode apontar numa direção diferente. Esta situação pode acontecer devido a problemas musculares de origem variada. O estrabismo pode afetar a percepção de profundidade.

NISTAGMO é uma oscilação constante, rápida e involuntária dos olhos - um dos sintomas que podem aparecer em indivíduos que têm uma doença degenerativa da retina, como Amaurose Congênita de Leber, Acromatopsia, entre outras. A refração (teste da medida do grau) do paciente com nistagmo deve obedecer vários detalhes para se alcançar um resultado que proporcione conforto e melhor visão. A neutralização do nistagmo, as técnicas para evitar o nistagmo latente ou a piora do nistagmo no exame devem ser obedecidas.