ÁCIDO DOCOSAHEXAENÓICO (DHA) é um ácido saudável, essencialmente graxo insaturado do tipo omega-3, vital para o desenvolvimento e manutenção da saúde, encontrado em alimentos (por exemplo, atum, salmão) e suplementos dietéticos. Tem função importante no funcionamento dos fotorreceptores.

ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS: Há muitos tipos diferentes desta gordura na dieta - alguns têm sido associados a efeitos positivos para a saúde (ver DHA, ácido docosahexaenóico) e outros têm sido associados a um risco de desenvolver doença cardiovascular e DMRI (veja gorduras trans).

ANTIOXIDANTES são suplementos nutricionais (como vitamina C ou E), medicamentos ou produtos naturais, capazes de proteger as células do dano induzido pela luz, stress ou processo metabólico (oxidação). Antioxidantes são também prevalentes nos alimentos como vegetais e frutas.

AREDS (Sigla que vem do inglês Age-Related Eye Disease Study, Estudo da Doença Ocular Relacionada à Idade). Foi um estudo clínico patrocinado pelo National Eye Institute que determinou que um regime de suplementação nutricional específico poderia lentificar a progressão da perda visual no segundo olho dos pacientes com DMRI neovascular avançada no primeiro olho. A suplementação testada no AREDS foi: antioxidantes (Vitamina C 500mg, Vitamina E 400UI, Beta-caroteno 15mg) e Minerais (Óxido de Zinco 80mg, Cobre 2mg).

CAROTENÓIDES são pigmentos orgânicos tetraterpenóides que ocorrem naturalmente nos cloroplastos e cromoplastos das plantas e algumas outras algas, bactérias e fungos.

CHIP DE RETINA (também chamado retina artificial) é um chip de computador sensível à luz, que é implantado na retina com a finalidade de imitar a função de detecção de luz da célula fotorreceptora.

COBRE é um nutriente mineral nutricional essencial à vida de uma maneira geral.

DHA ver ÁCIDO DOCOSAHEXAENÓICO

DOCOSAHEXAENÓICO ver ÁCIDO DOCOSAHEXAENÓICO

EYLEA® (AFLIBERCEPT) é um medicamento bloqueador do crescimento dos vasos aprovado pela FDA para o tratamento de DMRI exsudativa, edema macular diabético, edema macular das oclusões venosas da retina, e outras neovascularizações da coróide.

FATORES DE SOBREVIVÊNCIA / PROTEÍNAS ALVO veja Terapia neuroprotetora: são proteínas, ou drogas, que promovem a saúde e sobrevivência das células nervosas, incluindo fotorreceptores.

IMPLANTE CORTICAL é um implante inserido no cérebro que interpreta os sinais visuais que vem da retina. A conexão deste implante a auxílios visuais, como óculos-câmeras, pode ser uma das maneiras de se devolver a visão aos cegos.

LENTES DE CONTATO

LUCENTIS® RANIBIZUMAB é um medicamento bloqueador do crescimento dos vasos aprovado pela FDA em Junho de 2006 para o tratamento de DMRI exsudativa.

LUTEÍNA e ZEAXANTINA são pigmentos quimicamente relacionados ao beta-caroteno, abundantes em vegetais de folhas verdes e frutas e legumes amarelas e alaranjados. Estes são os únicos dois pigmentos alimentares conhecidos que depositam na mácula, onde acredita-se que sejam protetores contra danos de luz (luz azul).

MACUGEN® (PEGAPTANIB) foi o primeiro medicamento bloqueador do crescimento dos vasos aprovado pela FDA para o tratamento de DMRI exsudativa.

OMEGA-3 é um tipo de ácido graxo importante para a função das células. Além disso, veja DHA.

OPTOGENÉTICA

PEGAPTANIB (MACUGEN®) foi o primeiro medicamento bloqueador do crescimento dos vasos aprovado pela FDA para o tratamento de DMRI exsudativa.

PRÓTESE RETINIANA é o dispositivo implantável que estimula eletricamente a retina com informações que recebe a partir de um dispositivo secundário de detecção de luz (ou seja, óculos câmera).

RANIBIZUMAB (LUCENTIS®) é um medicamento bloqueador do crescimento dos vasos aprovado pela FDA em Junho de 2006 para o tratamento de DMRI exsudativa, edema macular diabético, edema macular das oclusões venosas da retina, e outras neovascularizações de coróide.

TERAPIA CELULAR é uma linha de pesquisa que usa transplante de células ou de células-tronco para tratar uma doença degenerativa da retina. A Terapia Celular tem o potencial para tratar todas as doenças degenerativas da retina, mesmo naquelas pessoas que perderam completamente todas as células fotorreceptoras e/ou RPE.

TERAPIA FOTODINÂMICA foi um dos primeiros tratamentos para a forma úmida da DMRI. Utiliza uma droga (Verteporfirina) e um laser "frio", para destruir novos vasos sanguíneos indesejados. Hoje é usado no tratamento de algumas formas de coriorretinopatia serosa central.

TERAPIA FOTODINÂMICA veja VISUDYNE®

TERAPIA GÊNICA (TG) um processo terapêutico que substitui ou desliga o gene "ruim" ou mutação causadora da doença e restaura algum nível de função da proteína normal.

TERAPIA NEUROPROTETORA (NP) é a modalidade de tratamento que entrega uma proteína ou um fármaco ao olho, que vão impedir a morte dos fotorreceptores e/ou células RPE, preservando assim a visão.

TERAPIA NUTRICIONAL e AMBIENTAL (NE é a sigla do inglês Environmental Therapy) é um suplemento nutricional ou mudança de hábito de vida que comprovadamente lentifica ou interrompe a perda visual de uma doença degenerativa da retina.

TERAPIA RIBOZIMA é uma forma de tratamento que reduz a quantidade do produto genético defeituoso para permitir que a proteína correta seja feita a partir do RNA correto, não mutado.

TERAPIA RNAI método de tratamento que destrói o RNA defeituoso para se livrar da proteína defeituosa causadora da doença.

TRANSPLANTE DE RETINA consiste na injeção de uma camada de células (composta de fotorreceptores e/ou células do EPR) para substituir as células mortas.

VEGF (sigla do inglês Vascular Endothelial Growing Factor - fator de crescimento vascular endotelial) é uma classe de proteínas que faz com que o crescimento de novos vasos sanguíneos (angiogênese) e mantém a permeabilidade natural inerente dos vasos. Estas são funções normais do organismo, mas se acontecem onde não devem (como na retina), podem provocar doenças, tais como DMRI.

VERTEPORFORIN® veja TERAPIA FOTODINÂMICA

VETOR é o “veículo” ou transportador para a entrega de genes ou de informação genética dentro da célula, utilizado na terapia genica.

VITAMINA A (PALMITATO DE VITAMINA A) ver também Betacaroteno, Rodopsina: A vitamina A é encontrada em certos produtos de origem animal e leite, frutas e legumes (e como um suplemento comercial), que é usado como parte de um tratamento nutricional de RP e DMRI. Entretanto ela pode ser prejudicial para algumas outras distrofias hereditárias da retina.

VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO) é um antioxidante encontrado em alimentos (certas frutas e vegetais) e em suplemento comercial. É usada como parte de um tratamento nutricional da AMD.

VITAMINA E é um antioxidante encontrado em certos óleos, nozes e outros alimentos (e como um suplemento comercial) que é também utilizado como parte de um tratamento nutricional da AMD.

VÍTREO é uma substância clara, gelatinosa encontrada no meio do olho que ajuda a regular a pressão e a forma do olho. A luz passa através do vítreo para atingir a retina, por isso deve ser tão transparente quanto possível para evitar a distorção ou alteração da visão.

XLRS veja RETINOSQUISE

ZEAXANTINA e LUTEÍNA ver LUTEÍNA e ZEAXANTINA

ZINCO é um mineral necessário para a nutrição e funcionamento adequado do corpo. O óxido de zinco (80 mg) é um componente de suplementação nutricional diária para o tratamento para prevenir a progressão da perda de visão na DMRI (resultados do ensaio clínico AREDS). O óxido de zinco também está sendo testado em uma nova formulação de suplemento nutricional para estudo clínico de AREDS II. Se você quer usar a suplementação nutricional, você deve seguir orientação médica para avaliar qual o suplemento mais adequado, avaliar os riscos de acordo com a sua situação de saúde, saber a monitoração necessária durante este tratamento, e o risco de interferir com medicamentos prescritos.