Graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em dezembro de 1994, fez pós-graduação em Oftalmologia em Belo Horizonte (Centro Oftalmológico de Minas Gerais e Hospital São Geraldo - UFMG) no período de 1995 a 1999.


Especialista em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia desde 1998, realizou especialização em retina, genética e eletrofisiologia ocular (Moorfieds Eye Hospital-Inglaterra, Université Louis Pasteur-França, New York Hospital-USA) e uveíte (Pitié-Salpetrière-França).


Fez doutorado em oftalmologia pela UFMG, é Presidente da Sociedade Brasileira de Uveítes, Revisora de pubicações científicas da Investigative Ophthalmology & Visual Science (IOVS), Membro Titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, Sociedade Brasileira de Uveítes, Academia Americana de Oftalmologia e Associação Americana de Pesquisa em Oftalmologia (ARVO). É Presidente da Sociedade Brasileira de Uveítes (gestão 2015-2017), faz parte das Novas Lideranças do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, e participa da Gestão Estratégica da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.


Participa de diferentes linhas de pesquisa com ênfase em novos tratamentos das retinopatias (drogas biológicas, neuroprotetores, fator de crescimento), diagnóstico molecular (teste genético), doenças mitocondriais e eletrofisiologia ocular.